Fenapro

Banner
NO QUE CONSISTE O SISTEMA UNICODE? PDF Imprimir E-mail

Helena_Zoia

*Dra. Helena Zoia

 

O sistema Unicode, embora já seja amplamente utilizado na comunicação pela internet, ainda desperta dúvidas sobre o que é, conforme demonstram perguntas  encaminhadas à FENAPRO,  através do canal FENAPRO Responde. O sistema UNICODE define um padrão para transmissão de letras e símbolos, desde a década de 90, e permite que todas as formas eletrônicas de comunicação  se convertam, a partir de uma letra, um número ou um símbolo, em um código único.

 

Em sua última versão, o mencionado “código” contém uma enorme tabela com 110 mil símbolos, que abrangem ideogramas japoneses, ideogramas chineses e 1.282 Emojis.

 

Os Emojis foram criados por Shigetaka Kurita, profissional da operadora japonesa de telefones celulares NTT – DoCoMo, e os primeiros  Emojis somavam 172.  O objetivo de Kurita era incentivar o uso de mensagem de texto, por jovens japoneses.

 

Emojis, os sucessores dos Emoticons.

Quem utilizava programas de mensagens instantâneas como, por exemplo, o Skype, estava acostumado a utilizar os Emoticons. Porém, com o advento de dispositivos móveis, surgiu um outro tipo de figura: os Emojis.  A palavra Emoji vem do japonês e constitui uma combinação da palavra figura, da qual foi retirado o “e”, com a palavra caractere, da qual absorveu “moji” . Muito famosos no Japão, os Emojis  somam os Emoticons, letras, números e imagens de animais ou objetos, em formatos diferentes.

 

O sistema UNICODE, ao estabelecer  uma tabela definindo um padrão para a transmissão de tais caracteres permitiu que um Emoji enviado de um celular  DoCoMo fosse lido em outro celular como um aparelho vendido nos Estados Unidos. Damos um exemplo: na tabela UNICODE, a bandeira do Brasil tem o número 928 e o código U+1F1E7.   Assim, qualquer texto  contendo esse UNICODE vai mostrar a bandeira brasileira, sendo que um dispositivo Apple mostrará a bandeira brasileira de forma diferente daquela apresentada por um dispositivo Android.  Fora do Japão, o sistema UNICODE sofreu a inclusão de um dicionário com os caracteres no sistema operacional iOs.  Esta inclusão permitiu que o usuários de Iphone do mundo inteiro possam usar as carinhas ou símbolos antes restritos aos dispositivos japoneses.

 

Curiosidades

Através do Emojis podemos expressar ideias e emoções.  Para constatar quais Emojis eram escolhidos para transmitir sentimentos, através do Twitter, Matthew Rothemberg criou um código para contá-los em tempo real. O projeto é muito interessante por diversos fatores: 

 

 

  1. Os tweets contabilizados estavam em inglês, árabe, russo, grego, mandarim e outras línguas, o que prova que a comunicação através dos Emojis ultrapassa as fronteiras e as divisões linguísticas dos países;
  2. Dos Emojis existentes, o de “corações” ocupa o primeiro lugar entre os 100 Emojis mais usados, o que prova que o amor, em geral, é muito importante para o ser humano;
  3. Nos Emojis não há diversidade racial;
  4. Os Emojis, predominantemente são de gênero neutro.  A figura é de uma mulher, mas este Emoji é designado por “pessoa de informação turística”, ou seja, tem significado neutro;
  5. O único personagem que parece ser homem é “Andando”, o 91º Emoji mais tuitado, mas, novamente, “Andando” tem significado neutro.

 

Todos os Emojis listados no UNICODE podem ser vistos webpage http://unicode.org/emoji/charts/full-emoji-list.html

 

*Dra. Helena Zóia, assessora jurídica da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

 
Você está aqui: Home